- Interpretação e criação de canções
- Brinquedos cantados
- Brinquedos rítmicos
- Trabalho vocal através de jogos musicais
- Jogos que reúnem som, movimento e dança
- Jogos de improvisação
- Sonorização de histórias e poesias
- Invenção e interpretação musical, explorando a criatividade como meio de exploração e exercício musical
- Percepção sonora e musical: a escuta atenta, apreciação, concentração.
- Reflexões sobre a produção e a escuta.
- Brincadeiras com a voz
- Aquecimento vocal
- O silêncio x o som
- Acalantos (cantar e embalar suavemente em momentos de relaxamento, alongamento e atividades que proporcionem momentos mais tranqüilos)
- Brincos e parlendas (parlendas são brincadeiras rítmicas com rima e sem música, já os brincos são geralmente cantados, envolvendo pouco som e movimento corporal- cavalinho, balanço, serra-serra...)
- Repertório musical que parte da legítima música da cultura infantil e que procura integrar vários gêneros e estilos musicais de diversas épocas e culturas
- Brinquedos de roda
- Elaboração de arranjos
- Bandinha rítmica
- Promover o direito de brincar com a música, mostrando que é uma necessidade para o desenvolvimento da criança;
- Dar oportunidade à criança de escolher livremente como, com quem, onde quer brincar, ou seja, brincar pelo brincar e não para responder a um pedido, ordem ou objetivo do adulto;
- Organizar a criação de espaços para a brincadeira com a realização de atividades de expressão musical;
- Valorizar nossa identidade cultural e resgatando seus contos, danças, cantigas músicas, brinquedos e brincadeiras;
- A criação de brinquedos usando material de sucata;
- Criação de instrumentos e objetos sonoros.
- Contato com brinquedos sonoros, instrumentos regionais, artesanais, industrializados, pedagógicos etc.
- Estímulo à apreciação de timbres, modos de ação e produção de sons
- Atividades musicais que integram reprodução, criação e reflexão
- Reflexão sobre o fazer e sobre o apreciar
- Percepção das questões relacionadas ao som e a música inseridas em contextos de realizações musicais
- Integração entre áreas visando o favorecimento da construção do conhecimento de modo global, sem deixar de lado as questões específicas da linguagem musical
- Inserção de projetos musicais em sintonia com o desenvolvimento total dos conteúdos trabalhados
- Respeito à expressão corporal dos bebês e das crianças, estímulo à improvisação e à criação de movimentos, consciência corporal.
A Musicalização Infantil é um poderoso instrumento que desenvolve na criança além da sensibilidade à música, qualidades como: a concentração, a coordenação motora, a sociabilização, a acuidade auditiva, o respeito a si próprio e ao grupo, a destreza do raciocínio, a disciplina pessoal, o equilíbrio emocional e inúmeros outros atributos que colaboram na formação do indivíduo.
terça-feira, 8 de março de 2011
Alguns objetivos gerais e específicos da Musicalização Infantil
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